quarta-feira, 26 de março de 2008

Os sete pecados capitais.

Os pecados capitais são uma classificação de vícios usada nos primeiros ensinamentos do cristianismo para educar e proteger os crentes, de forma a compreender e controlar os instintos básicos.

O porquê do número 7
Os Pecados mortais são sete, não por coincidência, mas porque este número tem um significado especial. Este número representa a união do Mundo Divino com o Mundo Humano. O sete é considerado o número esotérico, o número da perfeição (eleva o ser na sua qualidade maior) e o número sagrado.


Origem dos 7 Pecados Capitais
A igreja classificou e seleccionou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão, e os pecados capitais, merecedores de condenação. No final do século 6, o Papa Gregório fez uma lista onde colocava por ordem decrescente os pecados que mais ofendiam o amor:

  1. Orgulho;
  2. Inveja;
  3. Ira;
  4. Melancolia;
  5. Avareza;
  6. Gula;
  7. Luxúria.
Mais tarde, a lista foi actualizada e, actualmente, a lista de sete pecados capitais aceite é:
  1. Soberba (ou orgulho, arrogância extravagância);
  2. Inveja (ou cobiça);
  3. Ira;
  4. Preguiça;
  5. Avareza (ou ganância);
  6. Gula;
  7. Luxúria.

Significado dos 7 pecados capitais
Soberba (ou orgulho, arrogância, extravagância):
É a sensação de que "Eu sou melhor que os outros", ou seja, a falta de humildade. Isto leva a criar um conceito de si mesmo elevado, que não corresponde à realidade, o tal amor próprio exagerado. Surge com isso a necessidade de aparecer, de ser visto passando inclusive por cima de padrões éticos e minimizando os outros.




INVEJA (cobiça):
Uma expressão popular bastante usada para designar inveja é “dor-de-cotovelo”. É a dificuldade de admirar o outro, o sentimento de desgosto pelo bem alheio e o desejo de possuir um bem que outro possui (não se refere apenas a bens materiais. A inveja faz-nos perder o contacto com nossas verdadeiras possibilidades.



IRA (cólera, raiva, fúria, rancor, ódio):
É um intenso sentimento de raiva, ódio, rancor, um conjunto de fortes emoções que nos leva a ser exageradamente agressivos. É vista como um desejo de vingança.









PREGUIÇA (morosidade, negligência, moleza, indolência):
É uma aversão ao trabalho. Este sentimento faz com que as pessoas desqualifiquem os problemas e a possibilidade de solução destes. A preguiça não se resume na preguiça física mas também na preguiça de pensar, sentir e agir.





AVAREZA (cobiça, ganância, ambição, mesquinhez):
É ambição de riqueza e vontade exagerada de possuir qualquer coisa. Mais caracteristicamente é um desejo descontrolado, uma cobiça à bens materiais e ao dinheiro, ganância.


GULA (excesso, sofreguidão):
É um excesso no comer e no beber e o grande amor que se tem a boas iguarias.




LUXÚRIA (exuberância, ostentação, corrupção, lascívia,sensualidade):
É definida como uma impulsividade desenfreada. Tem também conotações sexuais, ou seja, é o prazer que se tem à carne.

13 comentários:

Anónimo disse...

Os sete famosos pecados caracterizam perfeitamente sete maneiras do Homem não ser perfeito aos olhos do cristianismo. São sete definições religiosas de como o Homem pode entrar em profunda decadência, representada pelo seu isolamento em relação ao seu semelhante, resultante do seu individualismo exorbitante...

Anónimo disse...

gosto do luxuria ^^ hardcore sex :D


ahhaha


prontos pa n refilares la comentei.


prefiro continuar a guardar as minhas conclusoes. n comentei no de cima por respeito.
:)

Anónimo disse...

eu particulamente gostei desse negoço é muito interessante, mas agora JOEY estou lhe mandando um desafio: que vc fale completamente TUDO sobre os novos pecados capitais. eu já sei mas ñ vou lhe contar.
DESCUBRA :)

Anónimo disse...

merda.... acho que sofro de todos:S

Unknown disse...

Nas igrejas Evangêlicas em fim.. Existem tbm os 7 pecados capitais?

Anónimo disse...

Eu preciso fazer um trabalho,mas se eu colocar essas coisas da luxúria de sexo,eu vo paga de tonta vo coloca só até o ponto,mas vai fica muita pouca coisa. To lascada !

Joey disse...

Não vais de todo passar por tonta. A luxúria é isso mesmo, o prazer desenfreado pela carne humana.
o que está escrito aqui é universal, por isso nã vais passar por tonta.

Mauro disse...

Bem, os ensinamentos do cristianismo têm muito que se lhes diga. Educar e controlar, sim claramente, de um ponto de vista menos próprio do sentido das palavras. Proteger e compreender, só fazem sentido num plano de proveito próprio dos senhores da igreja. O número 7, é mais um número, com tanto significado como qualquer outro, representa uma quantidade, a numerologia sempre fez parte do leque de possibilidades explicativas da realidade por parte de grupos esotéricos, pela ciência etc..no entanto, não deixa de ser curioso. Curiosidades à parte, um número não une dois mundos, principalmente quando um deles não existe, ou, considerando a sua existência, não estaria no mesmo patamar físico, interpretações cada um que as guarde para si. Resumindo, estas ideologias, religiosas e não só, tendem a categorizar e normalizar a população e é por isso que a maioria de nós, seres humanos, só anda em linha recta.

BOM, formalismos à parte, isto era só uma opinião minha, não pretendendo descridibilizar nada do que escreveste nem desvalorizar os teus principios. Não te assustes! lol

Agora num tom mais sério, se há algum pecado que poderias ter era a gula, caso tivesses força para cortar salame! ahah

Eu disse que vinha cá! gostei do teu blog, muito bem. byee*

Raphael disse...

oi
eu queria saber como se controla esses pecado1.Soberba,Inveja,Ira,Avareza,Luxúria

Anónimo disse...

Os sete pecados capitais representa algo que procura controlar os instintos humanos para eles poderem viver juntos em sociedade. Já que os instintos procuram o individualismo impossibilitando dessa maneira a convivência em sociedade. É algo de poder por freio a esses instintos.

Anónimo disse...

Anónimo se escreve assim: anônimo.

Patrícia Neves disse...

é realmente a luxúria é um pecado !
e esse é um dos pecados q nos fazem pecador logo ao nascer crescer e se reproduzir!!

Anónimo disse...

gostei muito mas nao tenho nem dos pecados as vezes a preguica pecados nao sao de deus