domingo, 30 de dezembro de 2007

O feliz ano novo a tempo e horas.

Boas!

Desta vez... desta vez sim! Estou a fazer o que deveria ter feito com o Natal... A desejar-vos um óptimo ano novo.

"O Ano-Novo é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo réveiller, que em francês significa "despertar".
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1º de Janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o Deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás."


Este acontecimento é propício a que muitas pessoas tomem decisões, ou façam promessas de coisas que esperam conseguir no novo ano. Prometem perder peso, deixar de fumar, economizar dinheiro, prometem tentar deixar sempre o tampo da sanita fechado, não cuspir para o chão, não discutir tantas vezes, prometem... tantas pessoas desejam e prometem tanta coisa. Sabem que mais?! Não prometam, façam! Não se iludam a vocês mesmos. Quando tiverem de fazer alguma coisa por vocês ou pelos outros, façam-na! Mas façam-na mesmo. Não fiquem pela promessa ou pelo desejo.
Deixa a vida correr... um ano é tanto tempo... é tanto tempo. É o tempo suficiente para os teus desejos mudarem. É o tempo suficiente para te arrependeres de uma promessa que fizeste, porque naquela altura era o que querias, e que agora essa mesma promessa já não faz sentido, já não conjuga com aquilo que desejas no momento presente. E, se realmente fores uma pessoa de palavra, vais sentir-te obrigado/a a cumprir essa promessa mesmo que ela já não signifique nada para ti. Para quê isto? Para quê promessas? Para te arrependeres mais tarde? Age! Simplesmente age! Ou fica quieto/a, se for isso que desejares naquele momento.
Sabes que mais? Eu também tenho muitos desejos para este novo ano e, às vezes, até me sinto tentada a fazer promessas. Mas, pelo menos as promessas, não me servem de nada.

Espero sinceramente que tenhas um óptimo ano novo... claro que não espero isso apenas por estar aí à porta um novo ano e porque "ano novo, vida nova"... Não! Nada disso! Apenas espero que tenhas um óptimo ano novo porque, por certo, é isso que desejas para ti mesmo e se é isso que queres para ti, então é isso mesmo que te desejo!

FELIZ ANO NOVO!

1 comentário:

Ricardo Vitorino disse...

Excelente texto ;)

já me fizest tomar uma decisão, obrigado, feliz ano pra voce tb ;)

bjs