quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

O porquê do grito.

"Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta aos seus discípulos: "Porque é que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?".
"Gritamos porque perdemos a calma.", disse um deles.
"Mas para quê gritar quando a outra pessoa está ao nosso lado?" - Questionou novamente o pensador.
"Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça " - retorquiu outro discípulo.
E o mestre volta a perguntar: "Então não é possível falar-lhe em voz baixa?"
Outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador. Então ele esclareceu: "Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido?". O facto é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, os seus corações afastam-se muito. Para cobrir esta distância precisam de gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais alto vão ter de gritar para se ouvirem um ao outro, através desta grande distância.
Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas?
Elas não gritam. Falam suavemente. E porquê? Porque os seus corações estão muito perto. A distância entre elas é muito pequena. Às vezes os seus corações estão tão perto que nem falam, somente sussurram. E, quando o amor é intenso, não necessitam sequer de sussurrar, apenas se olham, e basta. Os seus corações entendem-se. É o que acontece quando duas pessoas que se amam estão juntas."
Por fim, o pensador conclui, dizendo: "Quando vocês discutirem, não deixem que os vossos corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará o dia em que a distância será tão grande que não mais encontrarão o caminho de volta."."

Mahatma Gandhi
__________________________________________________________
Quando estava a ver o Hi5 de um grande amigo meu (repare-se que quando digo grande falo nos dois sentidos), encontrei este texto de Mahatma Ghandi. Fiquei estupefacta, não só pela forma simples e atraente como é escrito este texto, mas também porque este fala de uma coisa que muitos de nós sentimos, mas que somos incapazes de explicar ou traduzir para palavras (quer dizer, pelo menos eu só o sentia, não fui capaz de o traduzir para palavras). Eu já sabia que o Miguel (o tal grande amigo e amigo grande) tinha um óptimo gosto (nem que fosse só por gostar desta amiga pequena como uma grande amiga), mas quando vi isto no Hi5 dele pensei: "Irra, o rapaz tem mesmo bom gosto e sentimentos, não é qualquer um que tem a sensibilidade suficiente para gostar de um texto assim". E, o que é facto, é que ele tem.
De facto, quando amamos alguém ou simplesmente quando estamos apaixonados por esse alguém, muitas vezes, não precisamos sequer falar. Um olhar, um sinal, um gesto entre duas pessoas que estão apaixonadas, pode dizer muito mais do que um simples conjunto de palavras. Para quê falar se um simples piscar de olho pode dizer tudo?
Bem, eu não me vou esforçar muito a tentar explicar isto, porque para além de estar muito claro no texto, acho que já todo o ser humano que está ou já esteve apaixonado sabe bem do que se está a falar. Para quê por por palavras estes sentimentos?
Meus caros, sintam! Mas não deixem que o vosso coração se distancie muito do coração da pessoa que amam por uma discussão. Porque, muitas vezes, a distância é tão grande que não há retorno possível.
Não gritem, sussurrem!
P.S.: Obrigada Miguel por me permitires ter conhecimento que tal texto existe!

5 comentários:

Anónimo disse...

É de facto uma reflexão interessante.Também já não me lembro como a encontrei mas a questão é que a minha reacção foi precisamente a mesma que a tua, pois é de facto aquilo que também eu nunca seria capaz de explicar se algum dia me perguntassem...Obrigado pequena grande amiga pela referência a este amigo grande =)
Um grande beijo Joey!***

Joey disse...

Correcção ao teu quase óptimo comentário:

"obrigada pequena grande amiga pela referência a este grande amigo e amigo grande=)"

xD

Anónimo disse...

Não se lembram? Eu relembro: Foia ritinha que o mandoupara o nosso mail =)

Também me babei e me colei ao monitor a lê-lo (quem nao o fez ? xD)

Bem um facto eq e' tao bom sussurrar a quem nos consiga ouvir =) Nao so' na amor mas tambem nas amizades verdadeiras e sinceras isto acontece... Assim como a nossa sabem?

Que nunca vai acabar...
Porque por si so' não tem força para isso...

Convosco prefiro susurrar... E faezr sinais e piscar os olhos... LOL

Mas prefiro porque sei q voces compreendem...

AMO-VOS TANTO <3 =D

Beijinho Joey Ferrerissima ( Isto vai ficar pa sempre n vai x)? )

Anti-Gravity disse...

Lindo Joey!

Tocou-me profundamente!

E estou totalmente de acordo, porquê gritar quando podemos dizer muito mais no silêncio de um olhar?

Lindo! :)

Ricardo Vitorino disse...

Lindo texto, brilhante! Ghandi é grandi! xD

O texto diz o k mts de nos, tal como a joey diz, nunca conseguimos exprimir. so kem tem a mente realmente aberta e sente de varias formas ek consegue escrever isto.

bj