sábado, 15 de dezembro de 2007

O sábado diferente dos outros.

É sábado de manhã. Isso é importante? Seria se eu estivesse a viver em conformidade com um sábado de manha. Seria se eu a esta hora ainda estivesse a dormir para recuperar as energias gastas durante a semana que o antecedeu. Seria importante se quisesse viver este sábado tal como ele é.

Eu queria vivê-lo tal como todos os outros: dia tranquilo e relaxante, noite animada, cafés, ginásio, filmes, música, conversas... Enfim, tudo aquilo que faz com que seja um sábado. Eu queria vivê-lo assim, mas não consigo. Estou acordada desde muito cedo, a essa hora ainda não estavas acordado/a ou ainda nem sequer te tinhas deitado. E isso já faz com que seja um sábado diferente.

Não consegui dormir mais, o meu consciente ou subconsciente não mo permitiram. E, para ajudar, o meu corpo também não está a permitir que me levante desta cama. E, aqui deitada, apenas tenho forças para escrever e para pensar.

Preferia que fosse um daqueles dias de semana agitados, em que não há tempo para pensar. Daqueles dias em que, ao levantar, tomamos um duche rápido, vestimos uma roupa confortável, descemos a escada em direcção à cozinha numa correria infernal, pegamos numa peça de fruta e saímos em direcção à multidão, à confusão... fazemos as coisas que temos a fazer, sem pensar muito, porque o tempo não o permite. Num daqueles dias em que, ao fim do dia, chegamos a casa, depois de termos estado pelo menos 14 horas fora dela, e não jantamos, não vivemos, não pensamos, não falamos, não sonhamos, apenas fechamos os olhos e dormimos.

Nesses dias, não tenho tempo para pensar, para chorar, para sorrir... apenas para fazer as coisas que são já automáticas e que nos permitem não ter de pensar para as fazer.

Achas que gosto de estar aqui a pensar em coisas que me fazem mal? A pensar em coisas que me ferem de uma forma brutal?

Não, não é isto que eu desejo. Espera, pois não, não é isto que tu desejas. E porque não lutares por aquilo que desejas? Vais ficar aqui sem fazer absolutamente nada para além de pensar? Pensas de mais minha cara. Pensas de mais! Muda de atitude.

É... tens razão. Já pensei de mais!



Bom SÁBADO meus caros leitores. Vivam-no!

É isso mesmo que vou fazer, vou vivê-lo agora, neste momento!



Até... não sei quando, porque este sábado pode prolongar-se por muito e muito tempo!

3 comentários:

Anónimo disse...

Desde já os meus parabéns menina Joana, está um texto excelente, que obriga a meter a massa cinzenta a trabalhar para nos questionarmos se realmente o nosso dia a dia é assim mesmo como retratas e obriga a pensar numa forma para que assim não seja. Obriga também a pensar numa maneira para aproveitarmos o tempo com coisas importantes e não coisas fúteis como muitas vezes fazemos. Mais uma vez os meus parabéns. Beijinho ;)

Anti-Gravity disse...

De certa forma foi um sábado relativamente longo Joaninha :P

Anónimo disse...

Digamos q há dias menos bons... Dias maus... E dias mesmo mesmo bons... Este texto diz-me q tás tempo de mais em casa a pensar e a sair pouco connosco para ires para o café onde jogar snooker e não pensas, conversas e não pensas, ris e não pensas... Enfim... Foi o ultimo sabado enfiada na cama por tempo de mais... Ok?